Baixada Digital segue à meia-bomba

Moradores não conseguem acessar internet

Estudantes fazem trocadilho com o Baixada Digital: dificuldades de conexão virou piada

Representantes das prefeituras de Mesquita, Belford Roxo e São João de Meriti anunciaram ontem, após reunião, que vão cobrar do governo do estado uma definição sobre o Baixada Digital. Segundo eles, o programa de banda larga gratuita está funcionando de forma precária desde a inauguração, no dia 2 de dezembro, e que há dezenas de reclamações por dia.

O coordenador de Tecnologia da Informática de Mesquita, Paulo Renato, anfitrião do encontro, contou que o município recebe o sinal do Baixada Digital, mas não dispõe da conectividade que permitiria o acesso das pessoas à internet. Na sua avaliação, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia estaria passando por problemas técnicos que não são revelados às prefeituras envolvidas.

Morador em Nova Iguaçu, o técnico de iluminação Paulo Veira, 30 anos, disse que não consegue acessar a internet pelo Baixada Digital. “O sinal não tem força para chegar ao Centro. Não consigo me conectar. Isso me deixa frustrado”, disse.

A professora de dança Simone Rocha Ribeiro dos Santos, 23, torce para que o projeto chegue a Cabuçu, Nova Iguaçu, onde mora. “A internet seria uma mão na roda para mim. Acho o projeto interessante, mas é preciso que ele funcione. A maioria das pessoas com quem converso se queixam do Baixada Digital”.

O aposentado Cláudio dos Santos, 54, disse que só vai aderir após uma definição sobre a normalização. “O vendedor me alertou que há muita reclamação”.

Fonte: O Dia Online / Texto: Geral Perelo / Fotos: Alberto Ellobo

Transtornos normais, segundo deputado

Alexandre Cardoso (foto) diz que a população foi avisada sobre possíveis transtornos nos primeiros meses de funcionamento. “O programa está se comportando satisfatoriamente. O projeto vai melhorar, com certeza, a partir de março, abril, à medida em que formos aumentando o número de antenas e reforçando o sinal”, explicou, informando que dispõe de um relatório técnico apontando pontos de intermitência em São João de Meriti e Belford Roxo, onde também já se registra áreas com cerca de 300 a 600 acessos/dia.

“Não entenderam ainda que se trata do maior projeto de internet gratuita do mundo. A insatisfação de alguns é normal. Quando o telefone celular começou, também foi assim”.

Belford Roxo Digital, uma alternativa

O secretário de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo, Getúlio Cavalcante, afirmou que se o problema persistir, pensa em uma alternativa, como um programa semelhante, que poderia se chamar Belford Roxo Digital. Segundo ele, poderia ser administrado pela própria prefeitura, que atualmente acaba levando a culpa pelos problemas na prestação do serviço. O prefeito Alcides Rolim, no entanto, disse estar satisfeito com o serviço e que tem contado com suporte técnico eficaz do governo do estado.

Meriti: ‘de mãos atadas’

O projeto, orçado em R$ 3 milhões e previsto para beneficiar na primeira fase cerca de 1,3 milhão de pessoas, deveria estar funcionando em 100% de Meriti, 60% de Caxias e Belford Roxo, e 20% de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Meriti, Fernando Rodrigues, também está preocupado com a intermitência do sinal, que, segundo ele, funciona durante três a cinco dias seguidos e depois é interrompido por período indeterminado.

“Tentamos dar atenção possível às pessoas que nos procuram, mas estamos de mãos atadas, porque não sabemos o verdadeiro motivo do problemas”, diz .

Anúncios

4 Responses to “Baixada Digital segue à meia-bomba”


  1. 3 Ian Miranda 24 de abril de 2010 às 19:44

    Hoje eu fui todo animado para comprar o Kit para se conectar a rede Baixada Digital.
    Comprei antena de 24dbi, adaptador USB Wireless, 10m de cabo, etc, após ter instalado e o sacrifício que foi para achar o sinal da Baixada Digital me surpreendi pela dificuldade de se conectar e pela lentidão da velocidade de internet.

    Sinceramente, fiquei super decepcionado. Hoje é sábado e vou na segunda bem cedo tentar de tudo para devolver a antena, porque sinto que joguei dinheiro fora.

    Achei uma excelente iniciativa mas a rede Baixada Digital é tão lenta que ninguém que conheço consegue usar.

  2. 4 Ricardo Alexandre 8 de julho de 2011 às 02:12

    Gente, Até duas semans atrás não tinha nada que reclamar, mas aqui em Vila Entre Rios, Belford Roxo o sinal simplesmente sumiu, antes tava tudo certinho, hoje é como se a Baixada digital não existisse, já liguei pelo menos uma quatro vezes para (23324085) e só informam que vão passar a recalmação para os técnicos…
    Como sempre nesse pais os contribuintes são tratados como individuos sem direito algum.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




POSTAGENS POR DIA

fevereiro 2010
D S T Q Q S S
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

POR MÊS –

COLUNISTAS

Comentando o cotídiano político

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: