Fotógrafo vira enredo de samba

A vida e atuação do fotógrafo Paulo Santos em favor da valorização da cultura negra serão retratadas este ano na avenida pela Escola de Samba Esperança do Amanhã.

Criador do movimento Ilustres Anônimos e autor de livros de belas imagens de Nova Iguaçu, o fotógrafo Paulo Santos será o grande homenageado da Escola de Samba Esperança do Amanhã, quinta e última agremiação a desfilar no domingo de carnaval, na Via Light.  Com o enredo “Paulo Santos, o anônimo que se tornou ilustre nas terras de Nova Iguaçu”, a escola pretende contar a vida do fotógrafo e seu engajamento na cultura e nas atividades artísticas da cidade.

Natural do Recife, Paulo Santos veio para Nova Iguaçu com a família aos 12 anos, assim como milhares de nordestinos que saíram de sua terra natal para tentar trabalho no Rio de Janeiro. Criou laços fortes com a cultura local, ganhou destaque na defesa dos direitos dos negros e fez parte de diversos movimentos de valorização da cultura afro-brasileira.  Modesto, ele conta que recebeu com reservas o convite:

“A ideia surgiu há dois anos quando a Edna Santiago, presidente da escola, me consultou.  Na ocasião falei pra ela que não achava prudente, podia parecer pretensão da minha parte, mas no ano passado ela avisou que não tinha jeito, que o enredo seria eu e acabei aceitando”, disse Paulo, contando que ele mesmo fez a sinopse para a construção da história do samba. Segundo o fotógrafo, sua relação de amor com a cidade surgiu do envolvimento com a arte e a cultura e esta é a parte do enredo que mais gosta. 

A escola prefere guardar segredo sobre o que vai mostrar na avenida, mas conta que além de falar da vida deste “personagem” de Nova Iguaçu, destacará seu brilhante trabalho na Fotografia, um deles o movimento Ilustres Anônimos, que expõe fotos de personalidades negras da cidade em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Inicialmente montada em lugares fechados, a exposição, que está na 7ª edição, ganhou as ruas da cidade e, em 2006, virou um livro. Dois anos depois, Paulo Santos lançou outro livro: “Nova Iguaçu: Imagens da Cidade”, que precisou de um grande trabalho de pesquisa sobre o patrimônio histórico e natural da região.

Paulo Santos virá como destaque num carro alegórico da agremiação com algumas  personalidades retratadas em suas exposições, entre eles, o coordenador de Políticas Públicas pela Igualdade Racial de Nova Iguaçu, Paulo Santana e a presidente do bloco carnavalesco Afoxé Maxambomba, Arlene de Katendê. Para o carnavalesco Alexandre Santiago a homenagem é mais do que merecida. “Nos trabalhos que fez, ele mostra que o melhor de Nova Iguaçu é o povo iguaçuano”, afirma. A escola Esperança do Amanhã terá 600 componentes em 12 alas.

Fonte: Jornal de Hoje

Anúncios

0 Responses to “Fotógrafo vira enredo de samba”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




POSTAGENS POR DIA

fevereiro 2010
D S T Q Q S S
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

POR MÊS –

COLUNISTAS

Comentando o cotídiano político

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: