Novo embate entre Belford Roxo e Nova Iguaçu

Motivo continua sendo as obras do PAC no Prata

A segunda polêmica envolvendo os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo em menos de dois meses finalmente foi resolvida. Na tarde de ontem, o deputado estadual Rodrigo Neves foi ao Bairro da Prata, na divisa entre as duas cidades, anunciar o entendimento entre as duas prefeituras, que divergiam sobre uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realizada em Nova Iguaçu e que provoca enchentes no local. O secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, também esteve no encontro.

Depois de reunião entre representantes das duas cidades, a Comissão de Fiscalização do PAC na Alerj e a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, ficou decidido que a obra, antes na Avenida Estrada de Ferro, será desviada para um ponto no bairro Andrade de Araújo, em Belford Roxo, com maior capacidade para receber as águas da chuva. Assim, a prefeitura de Nova Iguaçu se responsabilizará pelas manilhas e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tocará o projeto, que custará mais R$ 2 milhões aos cofres públicos. “A Alerj está cumprindo seu papel. A minha expectativa é de que antes do fim do primeiro semestre este problema esteja superado”, disse Rodrigo Neves.

Fonte: site Jornal de Hoje / Texto: Felipe Schmidt / Foto: Marcos Aurélio Oliveira

Líder do PT na Câmara e presidente da Comissão da Alerj, Rodrigo comentou também o fato de que as duas prefeituras envolvidas na polêmica serem governadas por petistas. “De fato, as administrações municipais têm de estar melhor articuladas, independente de partido, para a população não sofrer”, avisou ele. “Mas devo destacar também a participação da secretária Marilene Ramos, que foi sensível ao apelo”, completou.

A comissão da Alerj entrou em cena depois que representantes do Coafisop (Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras no Bairro da Prata) procuraram o órgão para denunciar a guerra entre Nova Iguaçu e Belford Roxo – um vereador belforroxense havia aterrado as manilhas para evitar que as águas passassem para a cidade. Eliane Martins, membro do Coafisop, disse que o impasse se arrastava desde novembro de 2009. “Quando chove, alaga tudo. Aqui no bairro temos crianças com hepatite, pessoas com doença de pele, tudo por causa destas enchentes”, contou ela. “Além disso, as obras são de péssima qualidade”, criticou.

Moradores ficam ilhados na chuva

Moradores do Bairro da Prata endossaram as palavras de Eliane. Uma moradora, que preferiu não se identificar, falou sobre os prejuízos que as águas trouxeram para seu cotidiano. “Perdemos móveis e tivemos outros marcados. Sem contar que o esgoto começou a subir para a minha casa. Se começar a chover, não tem como sair de casa. Ficamos ilhados”, disse ela. Outra moradora disse que o problema das enchentes ocorre há dois anos, mas nos últimos meses se agravou. “Depois que aterraram as manilhas, ficou tudo pior. Se tiver chuva, nós não podemos fazer nada”, lamentou ela.

O secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu comentou a segunda divergência entre Nova Iguaçu e Belford Roxo – a primeira envolveu a disputa do bairro de Miguel Couto, no fim do ano passado. “Era um impasse, mas felizmente encontramos a solução. A questão é que a água já seguiria para Belford Roxo, porque é seu curso natural. Mas, ao estender o deságue até Andrade de Araújo, todos ficaram satisfeitos”, disse ele, que enumerou as vantagens da obra para a população. “O mais importante é que as enchentes vão acabar, e assim os danos à saúde das pessoas serão menores”, completou.

Anúncios

2 Responses to “Novo embate entre Belford Roxo e Nova Iguaçu”


  1. 1 claudio 15 de julho de 2010 às 17:00

    so sei que tem um mutirao no sargento roncalle proximo a sb prefeitura do roncalle que esta em estado de calamidade.lixo lama esgoto a ceu aberto e o prefeito nao faz nada.as crianças andam na lama junto ao esgoto fumaça de montao pq queimam o lixo,os bebes e os velhos tudo doentes.socorro sos para o mutirao da celina proximo ao colegio caic do roncalleabraços

  2. 2 claudio 15 de julho de 2010 às 17:01

    fica em belford roxo rua honorio leite porto mutirao fica atraz dessa rua.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




POSTAGENS POR DIA

fevereiro 2010
D S T Q Q S S
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

POR MÊS –

COLUNISTAS

Comentando o cotídiano político

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: